No domingo, dia 26 de janeiro de 2020, o mundo do esporte foi abalado por uma notícia trágica: o ex-jogador de basquete da NBA Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero em Los Angeles, Califórnia. O helicóptero particular caiu em uma área remota de Calabasas, matando todas as nove pessoas a bordo.

Além de Bryant, que tinha 41 anos, a bordo estavam sua filha, Gianna, de 13 anos, dois pais e suas filhas, um treinador, um assistente e o piloto do helicóptero. A notícia da morte de Kobe e das outras oito vítimas chocou o mundo, especialmente a cidade de Los Angeles, onde Bryant jogou pelo Los Angeles Lakers por 20 anos.

O acidente ocorreu por volta das 10h da manhã, horário local, em um dia nublado. O helicóptero saiu de Orange County e estava a caminho de uma academia de esportes em Thousand Oaks, onde a equipe de basquete de Gianna iria jogar. Ainda não se sabe a causa do acidente.

Bryant, que é considerado um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos, aposentou-se em 2016 com cinco campeonatos da NBA, 18 convocações para o All-Star Game e uma medalha de ouro olímpica com a seleção dos Estados Unidos. Ele é lembrado como um competidor implacável e um líder inspirador.

A morte repentina de Bryant deixou o mundo em luto. As homenagens vieram de jogadores de basquete, de atletas de outras modalidades, de celebridades e de fãs em todo o mundo. O Staples Center, onde Bryant jogou a maior parte de sua carreira e conquistou cinco títulos da NBA, tornou-se um memorial improvisado, com fãs deixando flores, cartazes e mensagens em homenagem ao ídolo.

O acidente de helicóptero que matou Kobe Bryant e outras oito pessoas é uma tragédia que ainda será investigada para determinar as causas e as responsabilidades. Mas, acima de tudo, é uma história de perda e de como o mundo do esporte pode ser afetado por uma única tragédia. Kobe Bryant será lembrado por sua habilidade, sua paixão e seu espírito competitivo pelos fãs de todo o mundo.